Quais vitaminas ajudam a crescer cabelo?

Postado por: Rossi Magazine On: Friday, April 20, 2018 Comentário: 0 Hit: 21

As principais vitaminas para o cabelo saudável são: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e ácido fólico, que podem ser dividas em grupos, de acordo com a sua função. Confira:

A alimentação equilibrada é um dos principais fatores manter a saúde e integridade dos cabelos. O consumo de alguns nutrientes específicos é essencial para favorecer o crescimento e fortalecimento dos fios. Algumas vitaminas participam da regeneração dos fios, previnem queda e a quebra e outras fortalecem o cabelo desde a raiz, já que favorecem a circulação no couro cabeludo, beneficiando o crescimento saudável dos cabelos.

Vitamina A

É essencial para o desenvolvimento dos fios, pois impede a degeneração das células, melhora a elasticidade, regula a multiplicação celular e a produção sebácea, diminuindo a oleosidade na raiz. Pode ser encontrada na gema do ovo, leite e derivados, cenoura, mamão, manga e vegetais de folhas verde-escuras.

 

Vitamina E

Está associada à melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo. Além disso, é um poderoso antioxidante, que diminui o processo de envelhecimento dos fios, protegendo-os contra os raios UV. É facilmente encontrado, na gema do ovo, verduras verde-escuras, oleaginosas, linhaça, gérmen de trigo e óleos vegetais, como o óleo de abacate.

 

Vitamina B2

Ligada ao processo de formação dos fios, também pode prevenir o enfraquecimento e queda de cabelos. Pode ser consumido nas carnes, leite e verduras.

 

Vitamina B12

Associada diretamente ao processo de divisão celular e crescimento dos fios. Sua principal fonte são as carnes, de preferência os cortes magros.

 

Vitamina D

Conhecida por controlar a aspereza dos cabelos e oferecer proteção extra. A vitamina D é metabolizada no organismo a partir da exposição ao sol, mas também pode ser encontrada, mesmo que em pouca quantidade, nos óleos de peixe e gema de ovos.

 

Betacaroteno

Combate o envelhecimento e enfraquecimento dos fios. Pode ser consumido a partir das sementes, mamão, abóbora, manga e cenoura.

 

Vitamina B3

Responsável pelo fortalecimento do cabelo, ela está diretamente associada à prevenção da queda. O amendoim, as castanhas, aves, ovos, frutas secas e cereais integrais são algumas de suas fontes.

 

Vitamina B5

Aumenta a hidratação, pois possui compatibilidade com a queratina e boa penetração nos fios, aumentando a força e a resistência a quebras, além de nutrir e diminuir a formação de pontas duplas. Suas fontes são variadas: milho, leite, cogumelos, abacate, ovos e vegetais.

 

Biotina

A vitamina B8 age na absorção de queratina, na raiz, combatendo a queda capilar e mantendo a saúde dos fios. Assim, também pode ser inclusa no grupo das vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo. Suas principais fontes são os ovos e as carnes.

 

Vitamina C

Possui efeito antioxidante e auxilia contra o processo de envelhecimento. É conhecida por ativar a produção de colágeno, que aumenta a resistência dos fios e também atua no processo de absorção do ferro, nutriente essencial para a saúde do cabelo. É encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola e morango.

 

Ácido Fólico

Diminui a ocorrência de cabelos brancos, que são mais fracos e ásperos, por isso, está ligado à diminuição da queda e quebra dos fios. Sua principal fonte são os vegetais folhosos verde-escuros, como escarola e couve.

 

Vitamina B1

Não está diretamente associada à saúde do cabelo, entretanto, essa vitamina combate o estresse, um dos principais motivos da queda de cabelo. Logo, pode ser coadjuvante na prevenção da perda dos fios. É encontrada nos cereais, carnes e verduras.

 

Fontes:https://bit.ly/2qNyc64

Comentários

Escreva seu comentário