Veludo a moda que ficou

Postado por: Rossi Magazine On: Friday, July 27, 2018 Comentário: 0 Hit: 100

Ele voltou à cena nesta temporada de frio com uma proposta bem diferente, já que não fica mais restrito a eventos noturnos.

Há quem ame e quem odeie o veludo, mas o tecido, cheio de altos e baixos nas temporadas de moda, voltou aos holofotes recentemente e é uma das apostas para o Inverno 2018. Com ar sofisticado e comumente usado em dias mais frios a textura pode ser versátil e servir como opção durante todo o ano.

 

Luxo e sofisticação traduzem bem as origens do veludo. Era ele que se destacava nas roupas mais requintadas de reis e rainhas e, mesmo com o passar dos séculos, o tecido se manteve ligado a trajes de festa. Só que agora a história é outra. O material que é a cara do passado ressurge com shapes, cores e combinações atualizadas para conquistar a nova geração. Em alguns momentos, ele até aparece com uma pegada mais urbana e descolada, distanciando-se do sofisticado. Para montar looks diferentes, vale dar uma espiada em roupas de veludo esquecidas no armário, que podem e devem voltar à rua neste inverno.

 A volta do veludo é mais uma das provas de que o passado tem espaço no presente. “A moda e as tendências são feitas de ciclos. O veludo foi muito usado nas décadas de 1960 e 1970 e reapareceu em peso nos últimos desfiles internacionais”, observa o estilista Valdemar Iódice.

 Invista no clássico como o veludo é um tecido que vem e vai na moda, vale investir em peças que possam render diversos looks e combinações.

 

Os Tipos de Veludo:

 Cotelê - de textura estriada, até o século 19 era associado a cavalariços e lavradores, tendo sido usado em calções, casacos e trajes de caça. No século 20, entrou de vez no repertório esportivo do dia a dia, em calças, blazers e jaquetas. Mas foi somente na virada para o século 21 que ficou mais confortável, quando teve o fio stretch incorporado à sua trama.

 Alemão - de seda, tem aspecto liso, brilho intenso e precinho salgado.

 Molhado - sintético, possui base de malha, que lhe garante maciez e boa caída. Seu brilho lembra o veludo alemão.

 Dévoré - a superfície coberta por fios aparados ocupa só determinadas zonas, formando desenhos em relevo sobre fundo transparente obtido por corrosão.

 

Fontes: https://bit.ly/2LtbTPI ; https://bit.ly/2uVbY4t

 

 

Comentários

Escreva seu comentário